Coamo é a maior das maiores da Globo Rural
21 de outubro de 2015
Primeira fase de consulta pública para Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável  encerra em novembro
21 de outubro de 2015

Soja transgênica tolerante à seca é aprovada na Argentina

Além desse evento, o país também aprovou uma batata geneticamente modificada resistente ao vírus PVY

Redação*

Plantação de soja e colheita

No início de outubro, a Argentina comunicou a aprovação da primeira soja transgênica tolerante à seca e também de uma batata geneticamente modificada (GM) resistente ao vírus PVY.

Segundo o anúncio da presidente Cristina Kirchner, com essas aprovações, a Argentina passa a integrar um seleto grupo de países, entre os quais está o Brasil, que desenvolve e aprova localmente inovações em biotecnologia agrícola. “Estes não são apenas eventos tecnológicos, mas também produtos com grande impacto econômico e social que representam uma alternativa na produção global de alimentos”, disse Kirchner.

Fruto de uma parceria público-privada, a soja GM foi desenvolvida por meio da introdução de um fator de transcrição do girassol. Com a modificação genética, a planta consegue se desenvolver mesmo em situações de estresse hídrico.

Já a batata transgênica apresenta resistência ao vírus PVY (Potato Virus Y), responsável por uma doença que pode causar perdas de até 80% do cultivo. Na Argentina, esse vírus é endêmico em todas as regiões produtoras de batata.

*Com informações do CIB