Cooperativas de crédito poderão captar poupança rural
26 de abril de 2019
Governo anuncia liberação de recursos para agricultura, na Agrishow 2019
29 de abril de 2019

Soja Plus se expande em Minas Gerais

Fazenda em Ibiá é visitada por técnicos do programa

Produtores de Ibiá, no Triângulo Mineiro, aderem ao programa de capacitação rural, social e ambiental.

Fazenda em Ibiá é visitada por técnicos do programa

Redação*

Dez fazendas de produção de soja em Ibiá começam a ser atendidas pelo Soja Plus MG, programa realizado pelo Sistema FAEMG, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Cargill e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) que tem como objetivo melhorar de forma contínua a gestão ambiental, social e econômica das propriedades rurais produtoras de soja por meio de planos de ações elaborados por equipes técnicas especializadas.

Neste mês de abril, os novos participantes foram informados sobre como funciona a assistência técnica e quais os resultados positivos a serem obtidos. Os produtores também participaram do curso Qualidade de Vida na Fazenda – NR 31, norma regulatória que estabelece as regras de saúde, segurança e construções rurais, e receberam a visita da equipe técnica do Soja Plus em suas propriedades. Essas serão sinalizadas com 60 placas informativas para os funcionários ficarem alertas aos bons procedimentos de saúde e segurança ocupacional. Os gerentes e produtores receberão um relatório com os pontos positivos e sugestões de melhorias nos indicadores sociais, ambientais e econômicos das fazendas.

Para Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da ABIOVE, com o treinamento, os ibiaenses ganham ferramenta importante. “A gestão da propriedade faz a diferença. No programa, eles recebem informações sobre legislações sociais, trabalhistas e ambientas. Queremos levá-los para o melhor caminho da produção”, explica, em nota. Já para o superintendente do INAES/FAEMG, Pierre Vilela, a importância do Soja Plus para Minas “é trazer o discurso da sustentabilidade para a prática”. 

Gratuito para o produtor, o Soja Plus é desenvolvido em Minas Gerais há quatro anos. Desde 2015 foram atendidas 109 fazendas em 15 municípios no estado. Até o fim de 2019, o programa tem a expectativa de atender mais 48 novas propriedades rurais em Araxá, Paracatu, Uberlândia e Coromandel.

*com informações da assessoria do Soja Plus.