Índice CEAGESP registra queda de 4,32% no acumulado de 2017
9 de janeiro de 2018
Soja é responsável por somente 1,2% do desmatamento da Amazônia, conclui relatório
11 de janeiro de 2018

Prorrogadas inscrições para o Prêmio de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais

Interessados têm até 20 de fevereiro

Redação*

irrigação_gotejamentoForam prorrogadas até 20 de fevereiro as inscrições para o Prêmio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT). O objetivo do prêmio é reconhecer 15 iniciativas brasileiras e também incentivar e fortalecer a articulação, a mobilização e a formação de redes comunitárias em torno dos SAT.

Os cinco primeiros colocados receberão R$ 70 mil e os demais selecionados R$ 50 mil e, também serão premiados com uma capacitação oferecida por especialistas das três instituições inspiradoras do Prêmio. Os contemplados terão ainda a oportunidade de concorrer ao título de Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Iphan, e ao reconhecimento internacional da FAO como Sistemas Agrícolas Tradicionais de Relevância Global.

Sistemas culturais

É considerado um Sistema Agrícola Tradicional (SAT) um conjunto de elementos desde os saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas e artefatos e outras manifestações associadas, formando sistemas culturais que envolvem espaços, práticas alimentares e agro ecossistemas manejados por povos e comunidades tradicionais e por agricultores familiares.

Para o Prêmio, as boas práticas podem ser inscritas por meio de uma entidade que deverá comprovar que possui histórico de relacionamento com o grupo social/comunidade detentora de Sistema Agrícola Tradicional. Só é possível inscrever uma iniciativa por entidade. Estes grupos/comunidades possuem conhecimentos específicos sobre os SAT e são os principais responsáveis pela sua transmissão para as futuras gerações e continuidade da prática ao longo do tempo.

Dúvidas sobre a Premiação devem ser enviadas para premiosatbndes@embrapa.br. Para ter acesso ao edital e se inscrever, clique aqui.

*Com informações da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário