Startup lança plataforma online de comércio de insumos
28 de abril de 2016
New Holland abre inscrições para concurso de fotojornalismo
2 de maio de 2016

Pequeno e médio produtor aprendem sobre gestão e marketing na Agrishow

Contrariando quem acha que a Agrishow, pelo tamanho e sofisticação das máquinas exibidas, é evento para apenas mega agricultores, o Sebrae leva informação aos pequenos e médios produtores pela décima-sexta vez na feira

Cristina Rappa

Hussni, do Sebrae SP: “incentivo ao empreendedorismo e à boa gestão da porteira para fora”

Quem passava pelo simpático estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-Sebrae na 23a Agrishow, realizada de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto/SP, podia degustar e aprender mais sobre café e mel, por exemplo, entre outros produtos e serviços oferecidos. “O papel do Sebrae é levar informações e ferramentas úteis para micro pequenas empresas e empreendedores de diversos setores e os agricultores estão na ponta da cadeia produtiva da alimentação,” explica ao CenárioAgro Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP.

De acordo com Hussni, é importante que o agropecuarista, que já tem desempenhado bem “dentro da porteira”, ou seja, na produção, sejam levados a ter ações que os ajudem também “fora da porteira”, no relacionamento com o mercado, no que tem se mostrado mais carentes.

Assim, um evento como a Agrishow, por onde passam mais de 150 mil visitantes, é importante para que pequenos e médios produtores tenham a oportunidade de expor seus produtos, conversar com potenciais clientes e aprender mais sobre gestão, marketing etc. Além disso, o Sebrae, cuja participação na feira é subsidiada, levou 2.500 microprodutores à feira. Para conhecer o que há de novo em máquinas e equipamentos agrícolas, e aprender a importância de uma boa apresentação do seu produto, da indicação geográfica, entre outros itens.

Além de café e mel, os segmentos abrangidos nesta que foi a décima-sexta participação do Sebrae na Agrishow foram grãos e leite. “Temos visto produtores aumentarem em até 40% a rentabilidade de seu negócio após ingressar em nossos programas”, afirma Hussni.

É possível conhecer e se cadastrar nos programas do Sebrae SP pelo site da entidade ou pelo Sebrae Móvel, que estará percorrendo a região de Bauru durante o mês de maio.