Preço da cesta básica sobe em 16 capitais brasileiras
7 de dezembro de 2018
Valter Campanato
Rally da Safra estima produção de soja 2018/19 em 117,6 milhões de toneladas
11 de janeiro de 2019

Novo aplicativo reúne os principais serviços de previsão meteorológica para o campo

Vista de drone de tempestade na zona rural Local: Presidente Prudente SP Brasil Data: 201801 Código: 01ADR754 Autor: Adriano Kirihara

Batizada de BoosterAgro, ferramenta é gratuita e está disponível para Android e IOS

Vista de drone de tempestade na zona rural Presidente Prudente/SP. Foto: Adriano Kirihara/Pulsar Imagens

O mercado de agricultura digital segue aquecido. O mais novo lançamento é um aplicativo, batizado de BoosterAgro, que reúne, em uma só plataforma, os principais serviços de previsão meteorológica para o campo [ClimaTempo, Somar Meteorologia, AccuWeather, Weather Channel, YR e Meteored].

 “Já contabilizamos cerca de 50 mil downloads, cobrindo 100 mil fazendas em cinco países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia”, declara o empreendedor argentino Marcos Alvarado, um dos criadores do aplicativo.

De acordo com Alvarado, o funcionamento do BoosterAgro é muito simples. “O produtor localiza sua fazenda no mapa e imediatamente ele pode ver e comparar as diferentes previsões meteorológicas nas coordenadas exatas de sua propriedade.”

 Entre as variáveis meteorológicas, que o aplicativo fornece destacam-se: temperatura; chuva; direção, velocidade e rajadas do vento; umidade e ponto de orvalho pelos próximos dez dias.

 “Além disso, a ferramenta também permite monitorar em tempo real, por meio de dados de satélite, as condições atuais das fazendas sem ter nenhum equipamento, estação ou sensor instalado”, ressalta Alvarado, que acrescenta: “o aplicativo entrega, ainda, recomendações relacionadas aos períodos mais indicados para aplicação de defensivos, entre outros insumos”.

 Índice de vegetação

Outra função é o monitoramento do índice de vegetação das lavouras por meio de imagens NDVI. Para isso, explica Alvarado, o produtor deve marcar seus talhões no mapa. “Dessa forma, ele poderá detectar possíveis anomalias e direcionar sua operação para os pontos em que deve prestar mais atenção. Com uma frequência de sete dias, a aplicação apresenta uma nova imagem e permite consultar imagens de até seis meses atrás.”

 Gratuito, o aplicativo é gratuito, funciona off-line e está disponível para dispositivos Android e IOS (iPhone), podendo também ser acessado no endereço: www.boosteragro.com