Café ganhará aplicativo de análise foliar
3 de fevereiro de 2016
Conab confirma recorde de produção agrícola em novo levantamento
5 de fevereiro de 2016

Mercado de orgânicos tende a crescer

Expectativa para 2016 é de que o setor tenha um crescimento de 30% a 35%, segundo Organics Brasil
Redação*
fazenda-da-toca_03Novos hábitos alimentares e conscientização do consumidor na busca por alimentos mais saudáveis e menos industrializados têm justificado o crescimento do mercado de orgânicos, mesmo em tempos de crise econômica. De acordo com dados da Organics Brasil (Programa de promoção internacional dos produtores orgânicos sustentáveis), o Brasil tem um mercado na ordem de R$ 2,5 bilhões, incluindo as exportações, com expectativa de crescimento de 30% a 35% em 2016.
Ainda segundo o mesmo Programa, o desafio do setor é estar estruturado para ter produtos, em todos os segmentos de alimentos e bebidas para atender esta demanda. De olho nesta fatia de mercado, cuja tendência é de crescimento, a startup Mondial Brands iniciou suas atividades em 2012 com a distribuição de cafés especiais para o segmento de hotéis, panificadoras, restaurantes, empórios e redes e lojas próprias. Dois anos depois, obtiveram expansão com a inclusão de produtos premium nacionais e importados e, esse ano fecharam parceria para distribuir com exclusividade produtos orgânicos da Fazenda da Toca em toda a Grande São Paulo.
“Nossa expectativa para 2016 são as melhores possíveis. Em relação a janeiro de 2015, tivemos um crescimento de 157%. Para esse ano, queremos dobrar de tamanho e chegar a um lucro de R$ 1,9 milhão”, diz Alberto Gonçalves Neto, sócio e diretor comercial da Mondial Brands.
Para justificar esse plano de crescimento, a empresa aposta em produtos inovadores de uma linha premium e saudável e na distribuição segmentada. “Buscamos parceiros pela qualidade de seus produtos e pela percepção da marca. Recebemos atualmente de três a quadro pedidos de parceria de fornecedores por mês”, conta Neto.
Além dessa venda segmentada de produtos orgânicos, no varejo, esses produtos podem ser encontrados em praticamente todas as grandes redes de supermercados. Há ainda um aumento contínuo do número de feiras orgânicas, que segundo a Organics Brasil, são mais de 600 acontecendo semanalmente em todas as regiões do País.