Programa trabalha recuperação ambiental a partir do desenvolvimento do pequeno agricultor
7 de outubro de 2015
Defensivos agrícolas e propriedade intelectual
9 de outubro de 2015

Indústria faz parceria para promoção do suco de laranja na Europa

Fotolia

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), que representa as empresas Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Commodities, assinou, nesta quarta-feira (07), um acordo inédito para a realização de um amplo trabalho de marketing para defesa e promoção do suco de laranja na Europa, para onde vão 70% das exportações brasileiras da bebida.

O projeto, que prevê aportes anuais de US$ 7 milhões, será realizado em parceria com a Associação Europeia de Sucos de Frutas (AIJN, na sigla em francês). As três associadas da CitrusBR vão arcar com 50% do valor, e o restante virá de 25 companhias europeias que, juntas, representam mais de 90% daquele mercado.

O consumo de suco de laranja vinha caindo quase 5% ao ano, queda levada pelo crescimento de dietas com restrição de carboidratos e pela concorrência com outras bebidas, como isotônicos, águas com sabor ou com gás, água de coco e sucos de outras frutas. Assim, o que se pretende com esta campanha é um extenso trabalho de relações públicas junto a médicos, nutricionistas e formadores de opinião europeus, visando a reconduzir o suco de laranja ao “hall” de bebidas saudáveis.

“É um momento histórico para o setor, porque é a primeira vez que produtores de suco e seus clientes se unem para promover o suco de laranja brasileiro”, afirmou, em nota, o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

Há cerca de quatro anos, a associação havia lançado uma campanha em mídias sociais, em inglês e com o tema I Feel Orange, com o objetivo de “rejuvenescer” o suco de laranja e elevar seu consumo entre os jovens. A campanha foi encerrada e durante o ano passado, os executivos da CitrusBR participaram de reuniões para definir o modelo deste novo projeto e os termos do contrato recém-assinado. “Durante esse tempo também foram mapeados diversos estudos que tratam sobre os benefícios do suco de laranja e que dão suporte científico para se rebaterem as dúvidas em relação aos benefícios da bebida”, explica a diretora de relações internacionais da entidade, Larissa Popp Abrahão.