Românticos ou pragmáticos?
5 de fevereiro de 2019
Tales Azzi/Pulsar Imagens
Mais da metade das espécies de café corre risco de extinção
6 de fevereiro de 2019

Expedição Safra avalia efeito do veranico na produção paulista de grãos

Marcelo Andrade

Equipe de técnicos e jornalistas participam de seminário nesta quarta-feira (6), com produtores locais, discutindo os impactos do clima na safra de verão

Redação*

Marcelo AndradeNesta quarta-feira (06), a equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Safra se reunirá com produtores da região de Itapeva, região sudoeste de SP, para discutir os desafios e oportunidades do mercado graneleiro neste ciclo, e avaliar os efeitos do clima sobre a produção. O veranico dos meses de novembro e dezembro prejudicou a produção de grãos em diversas regiões do Brasil, inclusive em São Paulo, oitavo maior produtor de grãos do Brasil na safra 2018/2019, com 9,4 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Em novembro do ano passado, a Expedição Safra percorreu as cidades paulistas de Itaberá e Cândido Mota, para verificar o andamento do plantio da safra verão nessas regiões. A equipe de técnicos e jornalistas também irá retornar a esses municípios a partir do dia 06, para acompanhar a colheita e os impactos climáticos na produtividade desses grãos.

Programação

As palestras no simpósio serão ministradas pelo coordenador da Expedição Safra e do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, pelo superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, Antonino de Andrade Machado e pelo professor de Ciências do Solo e Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Eduardo Caires.

*com informações da Gazeta do Povo/Expedição Safra.

Foto: Marcelo Andrade/Divulgação.