Ministério do Meio Ambiente abre inscrições para cursos gratuitos
5 de março de 2018
O mito da água gasta pelo agronegócio
5 de março de 2018

Evento discute o futuro do agronegócio

Em sua primeira edição, AgriFutura apresenta soluções em tecnologia, do manejo à gestão das propriedades

Agrifutura_Inst. BiológicoNo último fim de semana, o Instituto Biológico, em São Paulo, foi palco da primeira edição do AgriFutura, evento que teve como objetivo trazer soluções inovadoras e tecnológicas para o agronegócio. Contando com a participação de empresas e startups, reuniu produtores rurais, pesquisadores, representantes da indústria e do varejo e também de estudantes.

Além de palestras relacionadas ao manejo de propriedades das mais diversas culturas e setores do agro, e sobre gestão ligada a soluções tecnológicas, os participantes puderam também conhecer de perto startups e seus produtos, em estande dedicado exclusivamente a elas. “Somos um mercado que produz tecnologia para agricultura tropical. O agro é responsável por boa parte do PIB e dentro do universo dos investimentos, este setor não é foco; o que é uma loucura”, disse Thiago Lobão, sócio da SP Venture, gestora de fundos de investimento direcionada a soluções no agronegócio brasileiro. “O Brasil é muito forte em tecnologia agrícola, mas isso não é divulgado. Grandes corporações precisam se engajar e passar a investir mais nisso”, completou.

“Como acelerar a adoção de tecnologia no Brasil em agro, na indústria e em serviços? A relação entre quem produz, processa e vende está cada vez mais integrada. Quem produz também está mudando sua forma de consumir. As regras do jogo estão mudando”, disse Bruno Jorge Soares, especialista em desenvolvimento produtivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). “Há uma nova oportunidade de geração de riqueza no agronegócio em termos de tecnologia”, acredita Soares.

O AgriFutura foi organizado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Instituto Biológico.