Safra deste ano deve sofrer queda de 5,7%, prevê IBGE
9 de agosto de 2018
Você sabe quanto sua água produz?
13 de agosto de 2018

EUA consideram seguro açúcar de cana transgênica

O FDA, a agência norte-americana concluiu avaliação do açúcar fabricado a partir da primeira cana geneticamente modificada, desenvolvida pelo CTC

Redação*

A Food and Drug Administration (FDA), agência do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, responsável pela aprovação de alimentos e medicamentos naquele país, concluiu nesta  semana (07 de agosto) o processo de avaliação de segurança alimentar do açúcar produzido a partir de cana geneticamente modificada para ser resistente à broca desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Com base nas informações e documentos apresentados, a FDA concluiu que, tanto o açúcar bruto quanto o refinado, produzidos a partir da primeira variedade de cana geneticamente modificada do Brasil, são tão seguros para o consumo quanto os provenientes das variedades convencionais.

A variedade desenvolvida pelo CTC, empresa brasileira sediada em Piracicaba/SP, é resistente à broca da cana (Diatraea saccharalis), que causa perdas estimadas em 5 bilhões de reais por ano nos canaviais brasileiros. O gene Bt usado na variedade tem pelo menos 20 anos de uso seguro na agricultura global, principalmente em culturas como soja, milho e algodão.

A aprovação do FDA reforça a conclusão da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que avaliou todos aspectos de biossegurança da variedade e aprovou seu uso comercial no Brasil em junho de 2017.

Segundo Viler Janeiro, diretor de Assuntos Corporativos do CTC, o açúcar produzido a partir da cana Bt é idêntico ao produzido a partir de variedades convencionais. “O reconhecimento pelo FDA é motivo de orgulho para todos nós, pois trata-se de uma das agências reguladoras mais relevantes e criteriosas no cenário internacional”, afirma o diretor.

*com informações do CTC.

Leia ainda:

CTNBio aprova a primeira cana geneticamente modificada do mundo

Transgênicos orgulhosamente brasileiros