Embrapa desenvolve cartilha infantil sobre fogo no Cerrado
17 de setembro de 2019
Ferrugem asiática faz mercado de fungicidas para soja crescer 30%
24 de outubro de 2019

Desconhecimento sobre campo leva startups de agricultura digital e alimentos ao insucesso

stock_exchange

Qualquer inovação tem que passar necessariamente pela interação com quem produz comida hoje, o produtor rural, diz especialista

stock_exchangeO desconhecimento sobre as especificidades do campo é um dos principais fatores que têm levado ao insucesso de startups de agricultura digital e/ou foodtechs, estas últimas dedicadas à inovação na área de alimentos. Foi o que destacou Rodrigo Iafelice dos Santos, CEO de uma das empresas líderes em agricultura digital no País, a Solinftec, durante o IT Fórum X, realizado na última semana em São Paulo (SP).

Em painel que contou com a participação de executivos de companhias especializadas em agricultura urbana, bem como de corporações que atuam no desenvolvimento de novos alimentos, que buscam imitar sabor e aparência de produtos de proteína animal a partir de matérias-primas de origem vegetal, Iafelice ressaltou que qualquer inovação e evolução dos alimentos têm que passar necessariamente pela interação com quem produz comida hoje, o produtor rural.

“As agtechs e as foodtechs precisam aprender com o que foi feito até hoje, não podem ignorar isso. Seja uma mudança gradativa ou disruptiva é preciso ter interação com os atuais atores produtores de alimento”, assinalou o executivo, acrescentando “para que [elas, as agtechs e foodtechs] não continuem a tentar criar coisas novas com base no nada”.