Alibaba Group anuncia meta de neutralidade de carbono até 2030
17 de dezembro de 2021
Legado da pandemia é um ambiente mais limpo e saudável no mundo corporativo
20 de dezembro de 2021

Especialistas recomendam planejamento antecipado para captação de crédito da safra 2022/23

Webinar sobre o tema contou com participação de executivos da B3, Galápagos Capital, Banco Voiter, Plantae e Creditares

Especialistas da B3, de fundos de investimento, bancos e agritechs recomendaram em webinar, nesta semana, que, se possível, o produtor rural deve antecipar o planejamento e ações para captação de crédito destinado à safra 2022/23.

De acordo com os executivos da bolsa, Galápagos Capital, Banco Voiter, Plantae e Creditares, há uma agenda de mudança em curso no financiamento agrícola, com diminuição gradual do suporte oficial – que ficará cada vez mais restrito ao pequeno produtor. Este cenário vem direcionando a busca por recursos em fontes privadas, como, por exemplo, o mercado de capitais.

Os especialistas destacaram que em uma conjuntura de novo aumento na taxa de juros, além de oferta enxuta e alta nos preços dos insumos, reajustes dos combustíveis, energia elétrica e câmbio valorizado, que encarecem os custos da lavoura, o planejamento da próxima temporada 2022/23 tem que começar já. Segundo eles, as eleições do ano que vem deixam o ambiente ainda mais incerto.

No evento on-line, Louis Gourbin, da B3, discorreu sobre o avanço da captação de recursos para o agro no mercado de capitais. Silvana Imamura, do banco Voiter, sublinhou, por exemplo, que o universo privado de crédito e operações também pode ser acessado por pequenos produtores. Ricardo Ticoulat, da Galápagos, falou das oportunidades do Fiagro.

Já Alex Miranda, da Plantae, conectou a importância dos indicadores agronômicos e de gestão do negócio como critérios para boa tomada de crédito. Ademais, Daniel Latorraca, da Creditares, finalizou, apresentando os benefícios do modelo de open banking para entrega de mais e melhor crédito para o produtor.

*Confira o webinar.