Cientistas mapeam DNA da noz
27 de janeiro de 2016
São Paulo promove feira de gastronomia orgânica
28 de janeiro de 2016

Cartilha orienta produtor sobre o preenchimento de nota fiscal

Lançado pela CEAGESP, material está sendo distribuído gratuitamente
NotafiscaldeprodutorComo forma de serviço educacional e com objetivo de adquirir informações corretas de origem, quantidade, variedade e preço de produtos que chegam diariamente aos entrepostos administrados pela CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), a Companhia lançou uma cartilha de orientação ao produtor para o preenchimento correto de Nota Fiscal. “Por meio do nosso sistema de informação, o produtor, o atacadista e o varejista podem ter acesso às informações relativas a produtos, preço etc. Tudo isso é feito via nota fiscal. Se há alguma falha no preenchimento desse documento, o sistema deixa de ter essa função de apoio à cadeia para tomada de decisões”, explica Anita de Souza Gutierrez, diretora do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da CEAGESP, e responsável pela elaboração da cartilha.
“Além disso, a nota fiscal é fundamental para a arrecadação de impostos sobre a produção (INSS – 2,1%), que retorna aos agricultores e municípios por meio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – 0,2%) e outros programas de valorização. No caso de um eventual atrito comercial, ela é o principal documento”, completa.
Segundo Anita, a falta de informação, ou seja, o detalhamento da mercadoria, é a maior falha do preenchimento da nota fiscal. “Percebemos que há muitas dúvidas em relação à nota fiscal. Essa é uma demanda que observamos. Mas, gostaríamos de receber críticas e sugestões em relação a outras questões, se houver”, diz.
Foram impressos 15 mil exemplares da cartilha que estão sendo distribuídos gratuitamente nas portarias da CEAGESP e também sendo enviados a sindicatos rurais, prefeituras e instituições. Caso haja interesse, há a possibilidade de solicitar o material à Companhia por meio do email cqh@ceagesp.gov.br ou também pelo telefone (11) 3643-3890.