PIB cresce 1% após oito meses seguidos de queda
2 de junho de 2017
Agricultura lidera preservação no Brasil
5 de junho de 2017

Blairo defende etanol de milho, para aumentar renda do produtor

Ministro participou de Fórum Mais Milho, em Castro/PR, na quinta-feira, 01, onde sugeriu agregar valor ao grão 

Redação*

xxxxx

No Fórum, Blairo defendeu agregar valor ao cereal

O ministro se diz um defensor da produção de etanol a partir do milho, como se faz nos Estados Unidos. Segundo ele, essa é uma forma de agregar valor ao cereal e que tem trazido uma boa solução para a sua utilização no Mato Grosso, estado responsável por 35% da produção nacional e principal produtor do grão no Brasil.

“É uma nova forma de consumo do grão, que garante melhor renda ao produtor, que é o que importa”, finaliza Blairo, exemplificando a “transformação” do milho em suínos e aves. 

Para o ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho – Abramilho, Alysson Paolinelli, também presente ao fórum, a produção de etanol é um dos caminhos para agregação de valor à produção. Segundo ele, existem várias outras possibilidades, como a que foi vista na biorrefinaria da Cargill – onde são produzidos pelo menos 10 novos subprodutos do milho a partir da destinação industrial – e em uma empresa de aminoácidos para suplementação da alimentação animal, também na paranaense Castro.

“O milho tem tanto potencial de uso quanto a soja e precisamos estimular novas descobertas. Quanto mais demanda houver, melhor vai ser para o produtor”, concluiu Paolinelli. 

* com informações de Nelson Moreira, da Agropress Marketing e Comunicação.