Rejuvenescimento na gestão das fazendas favorece inclusão digital no campo
21 de agosto de 2015
Ceagesp, uma cidade de aromas, cores e sabores em SP
24 de agosto de 2015

Batata doce para ganhar energia

Rica em vitaminas e nutrientes, a raiz tornou-se a queridinha das academias

batata doce_reduzidaUtilizada com mais frequência em pratos da culinária das regiões Norte e Nordeste do País, a batata doce caiu nas graças de quem tem uma rotina de treino em musculação. Isso porque, o tubérculo, além de ser uma ótima fonte de energia, é altamente nutritivo, pois contém vitaminas A e C, manganês, fibras, vitaminas do complexo B, potássio e ferro. “A batata doce é um carboidrato complexo e oferece energia prolongada e lenta, que favorece o treinamento físico. Ela ainda traz uma sensação de saciedade e possui baixo índice glicêmico, que auxilia no combate à diabetes”, explica Marcela Voris, nutróloga, coordenadora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

A nutróloga informa também que a batata doce é um alimento bastante calórico e que a melhor forma de consumi-la é cozida. “Para uma porção de 100g, por exemplo, nós teremos 77 Kcal., se sua forma de preparo for o cozimento, já para batata doce frita, o número de Kcal sobe para 368”, alerta Marcela.

Outra questão muito importante de consumo relaciona-se à casca. “A casca da batata doce tem uma grande quantidade de fibras insolúveis, que chegarão intactas ao intestino e, por isso, auxiliarão na função intestinal, promovendo uma absorção de vitaminas e nutrientes mais lenta e assim, energia prolongada para o corpo”.

Mesmo com tantos benefícios, a nutróloga lembra que “como todo alimento que é consumido em excesso, é depositado no nosso organismo sob forma de gorduras”, finaliza Marcela.

Variedades

Aqui no Brasil, são quatro as variedades encontradas – a batata-branca, angola ou terra-nova, a amarela e roxa e a avermelhada. O período de maior safra vai de junho a julho.

Para quem quer se beneficiar de todas as características dessa raiz, a CEAGESP divulga como dica de compra a batata doce rosada, que pode ser encontrada ao preço médio de R$ 1,37 o quilo.