Fernanda Sampaio/Pulsar Imagens
Crédito rural será cada vez mais a juros de mercado
12 de abril de 2019
Sergio Ranalli/Pulsar Imagens
Safra de laranja 2018/19 cai no cinturão de SP e MG
15 de abril de 2019

ABAG/RP recebe professores na abertura de programa sobre o agronegócio nas escolas

Evento em Ribeirão Preto/SP marca o início do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, desenvolvido pela ABAG/RP desde 2001

Redação*

Em 23 de abril, terá início, com uma palestra de capacitação dos professores, voltada aos educadores das redes municipais de ensino de 49 cidades participantes, o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” 2019, organizado pela ABAG/RP – Associação Brasileira do Agronegócio da região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.  O ex-ministro Roberto Rodrigues, coordenador do GVAgro e embaixador da FAO/ONU para o Cooperativismo, fará a palestra inaugural, compartilhando seus conhecimentos e conversando sobre aspectos políticos, sociais, econômicos e ambientais que envolvem o setor. 

Nos meses de maio e junho os professores, participarão da próxima etapa de capacitação, composta por visitas monitoradas às associadas da ABAG/RP, em toda região. Nos 16 roteiros foram priorizadas as mais importantes cadeias produtivas, além de instituições de ensino e pesquisa voltadas para o agro. “A intenção é que os professores vejam in loco, no campo, nas agroindústrias e nos laboratórios um pouco do que é o agronegócio, antes de levarem o assunto para as salas de aula. Compreendendo melhor a proximidade com o conteúdo programático de suas disciplinas, as experiências vivenciadas poderão se tornar fonte de inspiração para que cada vez mais os jovens percebam a dimensão e importância, tanto econômica, quanto social, do agronegócio brasileiro”, explica o comunicado enviado pela ABAG/RP.

O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” vem sendo desenvolvido pela ABAG/RP em escolas públicas da região de Ribeirão Preto desde 2001. Foi o primeiro projeto da Associação voltado para a valorização institucional da imagem do agronegócio. Desde o princípio a ABAG/RP prioriza a capacitação dos professores, para que, conhecendo o setor,  possam usar esses novos conhecimentos  em sala de aula, nas diversas áreas do conhecimento. 

Segundo a entidade, em 18 anos, o Programa chegou a 106 municípios, capacitou 3.289 professores e beneficiou 238.030 alunos. 

Em 2019, o Programa contará com a participação de 49 municípios, 140 escolas e aproximadamente 20.000 alunos. Segue a relação de municípios participantes: Araras, Ariranha, Barretos, Barrinha, Bebedouro, Brodowski, Caconde, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Cravinhos, Cristais Paulista, Descalvado, Dobrada, Dourado, Dumont, Fernando Prestes, Guaraci, Guariba, Ibaté, Ipuã, Itirapuã, Jaboticabal, Jardinópolis, Leme, Luiz Antônio, Mococa, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Nova Europa, Orlândia, Pirangi, Porto Ferreira, Pradópolis, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiaçu, Tambaú, Taquaral, Terra Roxa e Viradouro. 

Serviço:

O quê? Palestra de Capacitação dentro do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”

Quando? 23 de abril de 2019, às 14 horas

Onde? Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, 870 – 510 – Iguatemi Empresarial, Ribeirão Preto – SP, 14027-250.

Mais informações: Tel.: (16) 3623-2326.

*com informações da ABAG/RP.