Cerca de 64% das empresas industriais priorizaram a inovação em 2021
19 de janeiro de 2022
Mohammed bin Rashid homenageia os 10 vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2022.
19 de janeiro de 2022

Afiliada da Dole recebe Social Responsibility in Action Award na Costa Rica

CHARLOTTE, Carolina do Norte 19/1/2022 –

A Standard Fruit Company de Costa Rica S.A. foi reconhecida pela AmCham pelo trabalho que beneficia funcionários e suas famílias

A Câmara de Comércio Americano-Costa-riquenha (American-Costa Rican Chamber of Commerce, AmCham) reconheceu a Dole por meio de sua empresa afiliada Standard Fruit Company de Costa Rica S.A. com o Social Responsibility in Action Award — premiação que reconhece a prática da responsabilidade social — na categoria Funcionários por seu projeto “De la Mano con Dole”, ou “De mãos dadas com a Dole” em uma tradução livre para o português. Entregue em 8 de dezembro de 2021, essa foi a 25.ª edição anual da premiação.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20220119005881/pt/

From left: Sandra Lima, Dole Corporate Social Responsibility Senior Manager; Steve Aronson, Horizonte Positivo Board Member; Ana Cristina Obregón, Dole Logistics & Planning Senior Director; Renato Acuña, President of Dole Fresh Fruit Latin America; Gisela Sánchez, AmCham Board President; and Marco Tulio Escobedo, Dole Human Resources Director (Photo: Business Wire)

From left: Sandra Lima, Dole Corporate Social Responsibility Senior Manager; Steve Aronson, Horizonte Positivo Board Member; Ana Cristina Obregón, Dole Logistics & Planning Senior Director; Renato Acuña, President of Dole Fresh Fruit Latin America; Gisela Sánchez, AmCham Board President; and Marco Tulio Escobedo, Dole Human Resources Director (Photo: Business Wire)

O projeto De la Mano con Dole é uma iniciativa que trabalha para promover de forma positica o desenvolvimento social dos funcionários da Standard Fruit Company of Costa Rica (também conhecida como Dole Costa Rica) e seus familiares com o uso do Índice Empresarial de Pobreza Multidimensional (Business Multidimensional Poverty Index, bMPI), desenvolvido pela Universidade de Oxford.

A metodologia do bMPI busca medir pobreza não só da forma tradicional de renda per capita, mas incorporando também dimensões como acesso a saúde, educação, moradia, trabalho, proteção social e 16 outros importantes indicadores. Isso permite que a organização identifique carências em programas sociais e trabalhe para solucionar os problemas de pobreza multidimensional enfrentados por seus funcionários e familiares.

A Dole é a primeira empresa do agronegócio no mundo a aplicar a metodologia do bMPI para enfrentar os desafios de desenvolvimento social.

Durante a etapa de diagnóstico, a Dole Costa Rica atingiu uma taxa de resposta de 87% a pesquisas socioeconômicas realizadas com seus mais 5.300 funcionários, quase o maior nível de participação dentre as empresas que aplicaram o método no país.

A análise das “deficiências” descobertas ajustou as prioridades de curto prazo da empresa com relaçãoàprevenção de doenças eàsaúde de seus funcionários quando surgiu a Covid-19 para estratégias de proteção social e saúde de horizonte mais amplo. No final de setembro de 2021, foram sanadas 500 carências.

“Temos muito orgulho de ser a primeira produtora de banana e abacaxi a implementar esse sistema e ver resultados tão positivos para nossos funcionários e suas famílias aqui na Costa Rica”, declarou Renato Acuña, presidente da Dole Fresh Fruit Latin America. “As estratégias desenvolvidas nesse programa, o que inclui projetos de aconselhamento social e atendimento comunitário, buscam suprir carências e fornecer as capacidades necessárias para um melhor desenvolvimento humano.”

Para esse projeto, a gestão da Dole priorizou lidar com as seguintes necessidades: pessoas sem plano de saúde; pessoas com deficiências que não recebem assistência estatal; idosos sem pensão; pessoas fora do mercado de trabalho devido a obrigações familiares; e moradias sem água potável.

Ao sanar as carências identificadas, a Dole estabeleceu alianças estratégicas com a Horizonte Positivo, organização não governamental (ONG) local que conduz a implementação do bMPI na Costa Rica, e a Sophia Oxford, organização internacional sem fins lucrativos que busca orientar o investimento social de empresas em benefício de seus funcionários. Essas interpretações e análises de resultados de partes externas — assim como a proposta de soluções que podem reduzir a pobreza multidimensional — são essenciais para as melhores práticas na implementação de soluções.

Em 2020, a Dole lançou sua estrutura de sustentabilidade com três pilares “The Dole Way” (O jeito Dole) e seu compromisso contínuo “For Food, For Nature and For People” (Pelos alimentos, pela natureza e pelas pessoas). Assim como a Dole Costa Rica foi pioneira há mais de 20 anos no desenvolvimento de sistemas globais de gestão ambiental na agricultura para orientar seus esforços “For Nature”, no início desta década, a empresa pretende com esse projeto inovar no estabelecimento de uma plataforma de desenvolvimento social concentrada em seu recurso mais importante: “For People”.

Sobre a Dole

A Dole plc é uma das maiores produtoras e comerciantes mundiais de frutas e legumes frescos de alta qualidade. A Dole lidera o mercado em muitos dos produtos que vende e também em pesquisa e educação nutricional. Saiba mais em www.dole.com ou www.doleplc.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato nos EUA: William Goldfield

818-874-4647

william.goldfield@dole.com

Fonte: BUSINESS WIRE