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Masterplan10x e Ambições Estratégicas da NHOA contemplados com novos recursos financeiros de € 230 milhões

PARIS 23/7/2021 –

Acoplar a tecnologia de armazenamento e eMobility joga com a ambição de possuir e operar a rede de carregamento rápido VE preferida da Stellantis

O CEO da NHOA, Carlalberto Guglielminotti, apresentou ao conselho de administração o resultado de uma revisão estratégica abrangente da NHOA (Paris:NHOA), iniciado pela administração após a assinatura do acordo entre a nova acionista majoritária TCC (TWSE: 1101) e a ENGIE, visa atualizar os objetivos de curto e longo prazo e definir um layout para orientar o crescimento e desenvolvimento futuro no contexto dos novos horizontes que se avizinham com a TCC.

O presidente da NHOA, Nelson Chang, declarou que “As recentes catástrofes naturais de inundações maciças na Europa Ocidental e na China central e os incêndios intensos na América do Norte demonstram claramente que o aquecimento global é uma ameaça realàsobrevivência da humanidade. A NHOA vê a urgência e estará totalmente empenhada em ajudar nosso mundo a descarbonizar para reduzir essa ameaça das mudanças climáticas“.

O resultado dessa revisão estratégica resultou em novas metas de curto prazo e perspectivas de longo prazo, a saber o “Masterplan10x” e as novas ambições estratégicas da NHOA (“Ambições Estratégicas“) preparado pelo comitê executivo da NHOA e aprovado por unanimidade pelo conselho de administração.

Neste contexto, a NHOA já apresentou em abril de 2021 o novo modelo operacional simplificado, estruturado em torno de duas Linhas Globais de Negócios (“GBL“):

  • GBL Storage, liderado por Giuseppe Artizzu como gerente geral, operando em 3 geografias: Américas, EMEA e Ásia-Pacífico; e
  • GBL eMobility, representado Free2Move eSolutions, a joint venture com a Stellantis liderada por Roberto di Stefano como CEO, operando pelas marcas eMobility.

Guglielminotti apresentou o Masterplan 10x e as Ambições Estratégicas como forma de potencializar o crescimento da empresa em 10x até 2025.

Mais especificamente, o Masterplan 10x tem a ambição de:

  • definir metas de curto prazo para a NHOA para 2021 e 2022, anunciando a orientação revisada; e
  • definir a perspectiva de longo prazo da NHOA para 2025 e 2030.

Além disso, a NHOA anuncia, após a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Free2Move eSolutions e a Stellantis, a criação de uma nova linha de negócios global chamada “Atlante“. O Projeto Atlante é oportuno no contexto da adoção pela Comissão Europeia, em 14 de julho de 2021, do pacote Fit for 55, cujos objetivos são, entre outros, ter carros 100% com emissão zero registrados a partir de 2035 e instalar pontos de recarga e abastecimento em intervalos regulares nas principais rodovias: a cada 60 quilômetros para carregamento elétrico e a cada 150 quilômetros para reabastecimento de hidrogênio. Através do Atlante GBL, a NHOA tem as Ambições Estratégicas de possuir e operar uma rede de carregamento rápido para veículos elétricos no Sul da Europa, que, conforme anunciado durante o Stellantis EV Day 2021 realizado no dia 8 de julho de 2021, se tornará a rede de carregamento rápida preferida da Stellantis e dos seus clientes. Além disso, no devido tempo, quando a oportunidade surgir, o Atlante GBL planeja implantar sua rede de carregamento rápido também em Taiwan e outros países asiáticos selecionados, e junto com o GBL eMobility tem a ambição, conforme anunciado durante o Stellantis EV Day 2021 de 8 de julho de 2021, de copiar seu modelo de negócios no mercado norte-americano.

A administração da NHOA espera o fortalecimento da estrutura de capital da empresa no contexto do financiamento inicial do Masterplan 10x e das Ambições Estratégicas que implicará mais de 230 milhões de euros de novos recursos financeiros.

A partir de hoje, graças ao apoio da TCC, a NHOA aprovou e garantiu linhas de crédito de 50 milhões de dólares e está ainda negociando com várias instituições financeiras para garantir até 60 milhões de euros adicionais de linhas de crédito, totalizando mais de 100 milhões de euros em novas linhas de crédito (o “Novo Financiamento“).

Além disso, uma emissão de direitos de 130 milhões de euros está prevista para ser lançada após a conclusão da oferta pública simplificada prevista para ocorrer em setembro (o “Potencial Aumento de Capital“). A TCC irá, como acionista majoritária e sujeita a aprovações internas e regulamentares, subscrever a sua proporção de seus direitos e, se necessário, tal montante para alcançar um Potencial Aumento de Capital bem-sucedido.

Metas financeiras de curto prazo e perspectivas de longo prazo do Masterplan 10x

 

ALVO DE RECEITAS E PERSPECTIVAS DE LONGO PRAZO

MARGEM DE EBITDA ALVO

2021

€ 26 a € 40 milhões, , dependendo

do eMobility de ramp-up e agendas de entrega da cadeia de suprimentos de armazenamento

N.A.

2022

€ 100 (10x receitas de 2020)

a €150 milhões, dependendo do eMobility de ramp-up e cronograma de execução de projetos de armazenamento

EBITDA

Igualado

2025

mais de € 600 milhões,

representando 150% da ambição de gestão para 2025 anunciada em 2019

Dois dígitos baixos

(acima de10%)

2030

mais de 15x receitas de 2022 da NHOA

Dois dígitos médios

(c.15%)

Ambições estratégicas: premissas preliminares e impacto potencial sobre o Masterplan 10x

 

Premissas preliminares

2021-2030

Despesas de capital adicionais ao longo do período de 2021-2030 variando entre 100 e 140 mil euros por VGI carregadores rápidos integrado com armazenamento e energia solar

Assumindo que a NHOA mantém o controle sobre a AtlanteCo e consolida suas demonstrações financeiras linha por linha (conforme definido abaixo)

 

Ambições Estratégicas de Base Instalada

Impacto potencial do Masterplan 10x

2022

c.100 carregadores rápidos instalado em 50 locais diferentes, esperado para ser assegurado com o apoio da Stellantis e seus parceiros, além de mais de 500 pontos de carregamento rápido no projeto Mirafiori Plant Vehicle-to-Grid

 

 

 

2025

c.5.000 carregadores rápidos instaladosem de 1.500 locais diferentes, dos quais c., dos quais c.300 em configuração de microrrede (juntamente com painéis solares, sistemas de armazenamento e espaço adicional para sistema de armazenamento de 10 MW)

  • • potencial de receitas adicionais de mais de € 100 milhões
  • margem EBITDA de dois dígitos médios para NHOA

2030

 

Mais de 35.000 carregadores rápidos instalados em c.9.000 locais, representando 15% do mercado no sul da Europa

  • 2x as receitas almejadas para 2030 pelo Masterplan 10x
  • aprox. 50% de margem EBITDA para o Atlante GBL

Masterplan10x: multiplicando por 10 indicadores-chave de desempenho e resultados industriais

O Masterplan10x é um plano que a administração que a NHOA elaborou com o objetivo de aumentar o crescimento da NHOA em 10 até 2025. Para concretizar este plano, existem indicadores-chave de desempenho e resultados industriais que a NHOA precisará multiplicar por 10:

  • Base instalada de armazenamento: recapitalizando a NHOA, após a conclusão do Potencial Aumento de Capital a NHOA estará em posição de concorrer a projetos significativos que acredita ajudarão seu objetivo de instalar, em 2025, 10 vezes toda a base instalada de armazenamento de energia realizada entre 2015 e 2021, ou seja, mais de 170 MW. Isso, por sua vez, significa que, em 2025, a NHOA tem como meta 1,7 GWh de novas adições de capacidade de armazenamento, provenientes de projetos que teriam de ser garantidos até o final de 2023.
  • Expansão da Produção: a NHOA planeja, por meio de seu GBL eMobility, expandir sua produção em 10 e aumentar sua produção de 1.500 dispositivos de carregamento VE por semana, para 15.000 em 2025. Essa meta só pode ser alcançada através de um maior aprimoramento do nosso relacionamento com nossos parceiros, como alavancagem na pegada industrial de acesso da Stellantis e TCC a uma cadeia de suprimentos única de classe mundial.
  • Valor do tempo de vida dos clientes do eMobility: a NHOA está planejando, por meio de seu GBL eMobility, multiplicar por 10 o Life-Time-Value (LTV) de seus clientes eMobility. De fato, quando a caixa de parede é agrupada em uma assinatura incluindo a energia para carregar o VE com um contrato de longo prazo, o valor da caixa de parede é virtualmente multiplicado por 10.
  • Mulheres Engenheiras: 29% dos funcionários da NHOA são mulheres, a NHOA pretende quebrar o teto de vidro e interromper a lacuna estrutural de gênero das alunas de engenharia (por exemplo, na Itália, apenas 20% dos alunos de engenharia são mulheres), visando multiplicar, até 2025, por 10 o número de engenheiras que emprega.
  • HSEQ: a NHOA prevê realizar, até 2025, mais de 10 vezes os investimentos em Saúde, Segurança e Qualidade para apoiar o Masterplan10x, minimizando seu risco de execução.
  • Pipeline: para facilitar um crescimento contínuo até 2030 em consonância com os objetivos do Masterplan, a NHOA também define uma meta em termos de pipeline de projetos para 2025. A NHOA tem a ambição de multiplicar por 10 o pipeline de € 1,0 bilhão alcançado em 2020 para € 10 bilhões em 2025, pelo que se espera que a GBL Atlante dê uma contribuição material para o gasoduto com o restante da GBL eMobility e GBL Storage.

Ambições Estratégicas: pontos principais do ATLANTE

Atlante está no palco central das ambições estratégicas da NHOA: que representam a transformação estrutural da Engie EPS de um player de tecnologia pura para NHOA, um desenvolvedor, proprietário e operador de infraestrutura que aproveita totalmente um portfólio completo de produtos e tecnologia verticalmente integrada em armazenamento e eMobility.

O mercado público de carga rápida do Sul da Europa, nomeadamente Itália, França, Espanha e Portugal, ainda é incipiente, com um rápido crescimento previsto para 2030. Cerca de 90% da rede de carregamento rápido em movimento do Sul da Europa de 2030 ainda está para ser construída e desenvolvida e isso constitui uma grande oportunidade de negócio potencial.

Em particular, de acordo com a análise realizada pelo GBL eMobility com o apoio da McKinsey & Co: (i) a penetração do veículo elétrico a bateria (BEV) e do veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) no sul da Europa deve crescer 26 vezes para 13 milhões de BEVs até 2030, atingindo 3 milhões em 2025, e (ii) o em movimento. Espera-se que a demanda de carregamento rápido cresça 46 vezes para 9 TWh até 2030 e até 1,9 TWh até 2025. Operadores de sistemas de carregamento e operadores de pontos de carregamento ocuparão o centro do palco neste mercado, e o papel de proprietário e operador representaria a oportunidade mais atraente de longo prazo no mercado público de carregamento rápido.

Dado o tamanho potencial deste mercado, o GBL Atlante tem a ambição de criar, nos próximos 10 anos, uma das maiores redes de carregamento rápido integradasàrede de veículos do Sul da Europa (“VGI“) para atender às demandas dos diversos clientes da Stellantis (a “Atlante Network“), com a ambição de se desenvolver, em linha com o que foi anunciado pela Stellantis no EV Day 2021 realizada no dia 8 de julho de 2021:

  • até 2025: estações de carregamento em mais de 1.500 locais (dos quais 300 em configuração de Microrrede, conforme definido abaixo), com 5.000 carregadores rápidos VGI integrados com armazenamento e energia solar no Sul da Europa (“Fase 1“); e
  • até 2030: estações de carregamento em cerca de 9.000 locais, com mais de 35.000 carregadores rápidos VGI integrados com armazenamento e energia solar no sul da Europa (“Fase 2“).

Todos os detalhes sobre o perímetro e as Ambições Estratégicas da Atlante Network desenvolvidos com o apoio da McKinsey & Co são descritos no comunicado de imprensa dedicado emitido nesta data.

Além disso, a NHOA alavancará os 1.500 sites a serem desenvolvidos na Fase 1 para atingir, até 2025, 10 vezes toda a base instalada de microrrede comissionada entre 2015 e 2021, ou seja, 30 microrredes. Portanto, em 2025, aprox. 300 microrredes, representando 20% dos 1.500 locais em que os carregadores rápidos serão instalados, serão equipadas com energia solar e armazenamento. Esta configuração técnica constituirá microrredes reais, entregando não apenas serviços Vehicle-to-Grid, mas também serviços de continuidade de negócios e retroativos para clientes Comerciais e Industriais. Além disso, a NHOA está planejando garantir a instalação de até 10 MW de potência de armazenamento para cada uma dessas microrredes, integrando as 300 microrredes com potencial de até 3 GW de serviços de armazenamento, que constituirão uma das maiores Usinas Virtuais já desenvolvidas graças ao PROPHET Sistema de Gestão de Energia inovador da NHOA (“Microgrid Setup“).

Plano de financiamento

O fortalecimento da estrutura de capital da NHOA no contexto do Masterplan 10x e o financiamento inicial das Ambições Estratégicas exigirá aprox. € 130 milhões que se espera sejam financiados com o Potencial Aumento de Capital no contexto do qual a TCC irá, como acionista majoritária e sujeito a aprovações internas e regulamentares, subscrever a sua proporção do seu direito e, se necessário, esse montante para alcançar com sucesso o Potencial Aumento de Capital.

A este respeito, após a conclusão da oferta pública, a NHOA planeja convocar Assembleia Geral Extraordinária para considerar, deliberar e aprovar o Potencial Aumento de Capital. A NHOA pretende nomear o Société Générale para atuar como Coordenador Global Único para o Potencial Aumento de Capital.

A utilização dos recursos do Potencial Aumento de Capital servirá (i) para a recapitalização da NHOA, mais (ii) financiar a primeira fase de despesas de capital da GBL Atlante e as ambições estratégicas relacionadas. O andamento das Ambições Estratégicas dependerá do sucesso da execução do Potencial Aumento de Capital.

Na verdade, o desenvolvimento da Atlante Network exigiria recursos adicionais significativos para a NHOA, e a implantação de despesas de capital materiais. A este respeito, o Conselho de Administração da NHOA solicitouàadministração que preparasse um plano de negócios e financiamento detalhado para a GBL Atlante antes do Potencial Aumento de Capital.

Nesta fase, a análise atual e as premissas preliminares da gestão da NHOA são as seguintes:

  • durante o período de despesas de capital variando entre 100 e 140 mil euros por VGI Fastcharger integrado com armazenamento e solar;
  • taxa de utilização da Rede Atlante entre 4% em 2022 a 15% em 2030;
  • na Fase 1, o desenvolvimento da Atlante Network a ser financiado pelos recursos da NHOA, incluindo (i) os decorrentes do Novo Financiamento e do Aumento Potencial de Capital que por si só irão cobrir as necessidades de caixa da AtlanteCo para 2022-2024; e (ii) recursos adicionais de outros investidores potenciais, incluindo, entre outros, a TCC é a principal investidora fundadora da Atlante Network, e outras formas de dívida ou financiamento de capital devem ser estruturadas de acordo com a trajetória de crescimento de EBITDA planejada da NHOA (do ponto de equilíbrio do EBITDA em 2022 até a margem EBITDA de dois dígitos baixa em 2025);
  • na Fase 2, o plano de financiamento para o desenvolvimento da Atlante Network para se beneficiar da geração de fluxo de caixa forte esperada, permitindo estruturas de capital de índice de dívida/patrimônio otimizado com o envolvimento potencial de parceiros estratégicos com ações ou instrumentos semelhantes a ações.

Execução estritamente monitorada com atualizações trimestrais de negociação e operacionais

A nova estratégia implica um alto nível de risco de execução. Por esta razão, a NHOA está planejando lançar regularmente uma “Atualização Operacional e Comercial” contendo uma série de indicadores de desempenho que irão delinear de forma transparente o nível de execução do Masterplan10x e das Ambições Estratégicas.

A primeira atualização operacional e comercial será lançada antes do Potencial Aumento de Capital e, em seguida, regularmente em uma base trimestral.

Indicadores de desempenho trimestrais (não auditados) serão definidos para:

– NHOA, por exemplo, vendas, carteira e recebimento de pedidos, tudo por linhas de negócios globais (GBL)

– GBL Storage, por exemplo, projetos pré-selecionados em pipeline, MW online e em desenvolvimento

– GBL eMobility, por exemplo, taxa de conversão de wallbox e assinaturas sobre as vendas trimestrais de Stellantis EVs, wallbox total e assinaturas fora da Stellantis e atualização da capacidade de fabricação

– GBL Atlante, por exemplo, taxa de utilização da Atlante network, número de sites, carregadores rápidos e microrredes online, atualização do pipeline do site e taxa de conversão.

* * *

NHOA

A NHOA desenvolve tecnologias que permitem a transição global para energia limpa e mobilidade sustentável, moldando o futuro de uma próxima geração vivendo em harmonia com nosso planeta.

Listada no mercado regulamentado da Euronext Paris (NHOA:PA), a NHOA faz parte dos índices financeiros CAC® Mid & Small e CAC® All-Tradable. Sua sede está em Paris, com pesquisa, desenvolvimento e produção localizada na Itália.

Para mais informações, acesse www.nhoa.energy

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Fonte: BUSINESS WIRE