Dados apontam que e-commerce cresceu em todas as regiões do país no início de 2021
23 de junho de 2021
Solví Essencis Ambiental realiza, dia 29 de junho, webinar sobre Economia Circular
23 de junho de 2021

Falta de cuidado com sistema hidráulico: quais os riscos?

São Paulo – SP 23/6/2021 –

Muitas vezes, o sistema hidráulico só recebe atenção diante de imprevistos. Luana Passos, sócia-fundadora da Desentupidora Eminente, alerta sobre a importância do acompanhamento e prevenção

De acordo com dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, SNIS, apenas 46% de todo o esgoto gerado no país é tratado. Além disso, 100 milhões de brasileiros precisam de medidas alternativas para lidar com dejetos, como fossas ou até mesmo descarte direto em rios. Outro dado que chama a atenção é a indisponibilidade de água tratada: 35 milhões de brasileiros passam pela situação atualmente.

Para além da ausência, o mau uso dos encanamentos também traz problemas para o lar. Jogar lixo em locais indevidos, como ralos, por exemplo, pode gerar problemas. Entre eles, o entupimento ou até mesmo ruptura de tubulações e retorno do esgoto para residências. 

Luana Passos, sócia-fundadora da Desentupidora Eminente, diz que algumas medidas simples podem ser adotadas como contenção de problemas. “Evitar que os fios de cabelo caiam na rede de esgoto, assim com o lixo da pia, já faz bastante diferença. Esta ação demanda pouco esforço: com a aquisição de redes para ralo, por exemplo, já temos resultados positivos”, aponta. 

O óleo de cozinha também pode trazer prejuízos. “Quando esfria, o óleo de cozinha torna-se sólido. Ao descartá-lo na pia, é possível comprometer a passagem do esgoto e até mesmo obstruir o caminho de forma completa”, explica a especialista. Por isso, descartá-los em pontos de coleta, armazenados em recipientes, é uma opção. “Caixas de gordura também podem ser instaladas na pia para evitar o contato direto com a tubulação”, complementa.

Prevenção

Muito além da reflexão do problema no meio ambiente e nas estruturas dos lares, a ausência da utilização regular das redes de esgoto também deixa a saúde de muitos exposta. O saneamento básico é, inclusive, fator que apoia o IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. Isso porque diversas bactérias e outras sujidades estão presentes nos resíduos.

“Febre tifoide, cólera e até mesmo a hepatite A podem ser contraídas durante o contato com o esgoto. Por isso, ter apoio especializado para tratá-lo e manuseá-lo quando preciso é indispensável”. Para finalizar, a especialista diz que o trabalho preventivo também é importante. “Acompanhar o esgoto e encanamento deixa imprevistos longe e traz maior tranquilidade no lar e estabelecimentos. Realizar revisões periódicas e agir de forma preventiva é o que recomendamos para evitar problemas maiores”, finaliza. 

Portfólio de serviços

A Desentupidora Eminente foi fundada em 2013, com foco em desentupimentos. De lá para cá, mais serviços foram disponibilizados no portfólio da corporação, que, hoje, oferece serviços para encanamentos, vazamentos e limpeza. 

Para saber mais, basta acessar: https://desentupidoraemsp.srv.br/

Website: https://desentupidoraemsp.srv.br/