Foz do Iguaçu é destino de férias em família
25 de novembro de 2021
Os compromissos firmados na COP26 precisam se transformar em ação
26 de novembro de 2021

Fábulas para tratar temas como democracia, cidadania e diversidade nas escolas

25/11/2021 – As Fábulas do Douradinho aprofundam nossa reflexão sobre temas que acredito serem fundamentais para um mundo mais equilibrado.

Projeto de Educação Ambiental e incentivo à leitura lança Fábulas para estimular o pensamento crítico das crianças nas escolas. As animações estão disponíveis de forma gratuita no YouTube com 8 episódios

As professoras do Brasil agora podem contar com uma ferramenta para ajudar a apresentar aos alunos conceitos importantes como cidadania, democracia, diversidade e regeneração ambiental. A primeira temporada da série animada “Fábulas do Douradinho”, com oito episódios, baseada em poemas do autor Thiago Cascabulho, já está disponível no canal do Projeto Douradinho no YouTube.

A série é mais um braço do Projeto, programa de incentivo à leitura e educação ambiental em defesa dos rios, com quase 20 anos de estrada – em 2021 atuando por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“É missão do Projeto Douradinho a regeneração e proteção do meio ambiente, em especial dos rios e matas ciliares. Fazemos isso por meio de produtos culturais, incentivando a leitura e o pensamento crítico. As Fábulas do Douradinho aprofundam nossa reflexão sobre temas que acredito serem fundamentais para um mundo mais equilibrado”, diz Thiago Cascabulho.

Junto com os episódios da série – animada e ilustrada por Halisson Gama e com músicas originais de Bianco Marques – as educadoras vão encontrar para baixar gratuitamente no site do projeto o livro de poemas “Fábulas do Douradinho”, e vídeos analíticos que poderão auxiliar as professoras em atividades para as salas de aula. Considerando a proximidade das eleições, e discussões cada vez mais frequentes sobre os temas citados, se faz necessário utilizar de metodologias diferentes para trabalhar com as crianças.

Para Ana Cecília Furtado, o projeto tem sido um acalento. A professora conheceu o projeto em 2019 por meio de uma colega de estudos, e iniciou as atividades com os alunos do maternal pouco antes da pandemia começar. “Durante a pandemia foi possível alcançar não só as crianças, mas também os pais dos alunos, e foi possível estabelecer um diálogo sobre a importância da conservação das águas, bem como dos ecossistemas brasileiros, sempre com o propósito de usar a educação ambiental como instrumento de transformação social. Não vejo a hora de conhecer e poder usar essas fábulas!”

Também no site do Projeto Douradinho qualquer pessoa interessada poderá acessar gratuitamente o livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, cartilhas pedagógicas, vídeos informativos como o “Cenário da Água Doce” e o curso EAD do projeto, que gera certificado de 4 horas autenticado pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).
O Projeto Douradinho é destinado a educadoras e alunos do Ensino Fundamental I e Educação Infantil.

Série e livro “Fábulas do Douradinho”: https://www.projetodouradinho.com.br/fabulas

Website: https://www.youtube.com/channel/UCpDOv3GD_WNAXPpOoYPXegw